quinta-feira, 30 de maio de 2013

Motivação versus prevenção: estímulo demais pode atrapalhar?

Existem muitas formas de se motivar um corredor.
A própria planilha é uma forma de motivá-lo a manter uma rotina de treinamentos.
O problema é quando a motivação é exagerada, músicas, gritos de parceiros de corrida ou até do próprio técnico, incentivo de parceiros de equipe para “furar” a planilha e treinar mais do que estava programado para aquele treino, entre outras coisas.
Estímulo demais é risco- A motivação gerada pela torcida e outros corredores em prova são um verdadeiro risco.
Uma simples frase na camiseta do corredor da frente já faz com que você aumente sua velocidade sem que perceba.
Não há como mensurar o quanto de estímulos podemos dar ao corredor para que ele dê o seu máximo sem se machucar, o único que consegue sentir o próprio corpo é você mesmo.
Não ignore os sinais que o seu corpo está te mandando.
Tentar acompanhar aquele senhor que acabou de te passar ? Pra que ? Depois o sofrimento será seu, afinal você não sabe como ele treinou para correr naquele tempo.
Corra no seu ritmo e faça com que sua planilha de treinos melhore sua performance.

sábado, 25 de maio de 2013

Que tal andar de bike ?


Você ainda quer mais motivos pra começar a pedalar pela cidade de São Paulo, que agora tem diversas ciclovias ?

domingo, 12 de maio de 2013

Cuide de quem sempre cuidou de você !

Hoje é dia das mães ! Desejo a todas as mamães, esportistas ou não, um dia mais que especial, cercada pelo amor dos filhos e da família.
Mãe é um ser abençoado ! E se você mamãe ainda não escolheu seu presente, ou você filho ainda não sabe o que dar, contrate um pacote Personal Trainer, com 10 aulas ! Presenteie sua mãe com mais Saúde, Disposição, Energia, Diversão !
A mamãe vai se surpreender com a melhora na qualidade de vida !
Ligue e confira : (11)9-6810-6181 ou 9-8308-2711

sábado, 11 de maio de 2013

Dicas para não desanimar na corrida

Dicas infalíveis para iniciar os treinos
Confira algumas dicas que vão melhorar o desempenho nos treinos:

- Inicie o treino sempre em intensidade bem leve e vá aumentando a frequência cardíaca gradativamente.
- Utilize um monitor de frequência cardíaca para controlar o ritmo da corrida.
- Use tênis e roupas apropriados para a prática esportiva.
- Em caso de dor, aplique gelo no local. Se persistir, procure um médico.
- Evite treinar nos horários muito quentes, como entre 12h e 14h.
- clube de corrida - dá disposição e um engaja o outro

Correr significa o momento que oferecemos a nós mesmos. Na corrida podemos pensar, prestar atenção no nosso corpo e mente. Como é basicamente uma atividade individual, a não ser no caso de clubes de corrida, que acho o máximo, é muito comum o futuro atleta desistir antes de se apaixonar pelo esporte.

O prazer da corrida pode não acontecer nos primeiros passos, normalmente desanimamos com 2 a 3 meses do exercício físico escolhido. Para que isso não aconteça você precisa ter algo que o estimule com até 1 mês e meio de treino.

O desconforto que podemos sentir no começo da corrida é natural, pois nosso organismo está trabalhando de forma lenta, depois de algum tempo de treinamento essa resposta é mais rápida, daí a sensação boa.

Correr com moderação é o segredo: ansiedade é meio caminho para que, após um tempo curto, os aspectos proativos e benéficos da sua prática se percam e transformem-se em lesões, desmotivação e insatisfação. Para que não haja frustração com respeito ao desempenho esperado, é aconselhável iniciar as atividades com a caminhada.

É necessário manter a rotina de treinos: depois de 3 semanas correndo com disciplina já se percebe os benefícios da prática, por isso não desista. Conforme vamos correndo, a adrenalina é estimulada e se torna responsável por alimentar a concentração e satisfação, passando a ser ótimas aliadas para não desistirmos.

Para não perder o entusiasmo pela corrida é importante desafiar-se sempre. A primeira prova é sempre a mais esperada e emocionante, por isso é legal estar ligado no calendário de provas e escolher as que mais te despertam curiosidade!

Com estas dicas você não perde o fôlego:
1. Determine metas e objetivos claros e possíveis;
2. Participe de corridas que são novidade para você;
3. Supere seus limites;
4. Peça apoio de amigos e familiares;
5. Mude o seu ambiente de treino;
6. Faça intervalos de descanso;
7. Pratique também outros esportes;
8. Acompanhamento médico é fundamental;
9. Cuide da sua saúde.

A corrida aumenta a qualidade e a expectativa de vida, melhora o sistema imunológico, previne doenças e ainda melhora a produtividade e a disposição no dia-a-dia.

Então. Por que não correr?

Comece a correr e emagreça - Parte 3

Rumo aos primeiros 10 km !

Assim que completar as quatro semanas de treino correndo 5 km, não desista ! Parta para o desafio de correr 10 km. A transição não é moleza, mas, com certeza, será mais estimulante. Afinal, você já deve estar sentindo os benefícios que a corrida traz ao corpo,como mais disposição, resistência, aumento da força muscular e emagrecimento.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Comece a correr e emagreça - Parte 2

Rumo aos 5 km !
Pra você que ficou animado em iniciar o treino de corrida, já consultou um médico e está com os exames em dia, aqui vai a sugestão de um treino de 5 km.
Veja como o exercício funciona:

domingo, 5 de maio de 2013

Comece a correr e emagreça ! Parte 1

Esse treino de corrida é ideal para quem está começando. Ele dura dois meses e ajuda a perder até 2 kgs por mês
Este treino de corrida para iniciantes é composto de duas partes: na primeira, a planilha de quatro semanas a fará completar seus primeiros 5 km. Na segunda, o treino te deixará apto a finalizar os 10 km.

Avaliação Médica
Antes de mais nada é necessário passar por uma avaliação médica, para saber se está tudo bem com seu coração e para que não exista qualquer anormalidade física que possa causar um problema mais sério. O profissional de educação física não está habilitado para isso. Então, marque uma consulta com seu médico. Provavelmente ele te pedirá alguns dos exames abaixo :
* Eletrocardiograma
* Hemograma completo
* Teste de glicemia
* Teste ergométrico
* Teste ergoespirométrico
Frequência Cardíaca
É muito importante correr mantendo a frequência cardíaca para que os objetivos sejam alcançados. Você pode praticar em parques, ao ar livre, na academia ou na esteira da sua casa ou condomínio.
Para calcular sua frequência cardíaca, subtraia a idade de 220 batimentos por minuto (BPM) e multiplique o resultado pelas porcentagens indicadas em cada tipo de treino. Exemplo de cálculo para uma pessoa de 25 anos: 220 - 25 = 195 x 0,50 (de 50%, que é o mínimo para a caminhada lenta) = 97 BPM 220 - 25 = 195 x 0,65 (de 65%, que é o máximo para a caminhada lenta) = 126 BPM
Como a esteira costuma ser monótona, é interessante que, pelo menos uma vez por semana você corra na rua. Além disso, variar o "piso" (rua / parque / esteira) faz você se adaptar às variações do terreno. Isso aumenta a sua consciência corporal e fortalece os membros inferiores, evitando lesões.
Na próxima parte do blog passarei o treino para correr 5 Km.
Até breve !

sábado, 4 de maio de 2013

IMC = Índice de Massa Corporal

Saiba como calcular o seu e compare com a tabela abaixo !
clique na imagem para ampliá-la

O famoso índice de massa corporal é uma ferramenta confiável que indica se a pessoa está dentro dos parâmetros ideais de peso.
Quanto mais perto esse índice estiver dos limites inferior (18,5) e superior (40), maiores os riscos para a saúde.
A fórmula está na ilustração da tabela : seu peso em kilos dividido por sua altura (em metros) elevada ao quadrado.